Atender com Excelência Ornélio Dias de Moraes
Consultórios, Clínicas Médicas e Hospitais: O que Esperar e Cobrar dos Profissionais quando do Atendimento com Excelência.
Sempre gostei de relacionar a melhor definição de Administração com o trabalho que estou realizando. Duas situações chamam a atenção. Uma é a relação com os objetivos que devem ser alcançados e a outra é trabalhá-los com as funções de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Quais então são os objetivos que devemos buscar no Atendimento com Excelência.
Quando procuramos no logo do tempo e espaço a melhor definição da Administração é bem provável que iremos escolher: “Administração é o processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso dos recursos a fim de alcançar os objetivos.
- Planejamento é a primeira das funções administrativas e que determina antecipadamente quais são os objetivos, os resultados a serem alcançados e como alcança-los.
- Organização é a função que vem depois do planejamento e que determina e agrupa as atividades necessárias ao alcance dos objetivos e as atribuem as respectivas posições e pessoas.
- Organização é a função administrativa que orienta e guia o comportamento das pessoas na direção dos objetivos, dos resultados a serem alcançados.
- Controle, a quarta função administrativa, serve para assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos.
A partir dessa definição se quisermos aplicar os resultados desejados quando do Atendimento com Excelência na parte da definição da Administração que fala do Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar podemos escolher os seguintes variáveis para identificar os objetivos desejados.
- MELHORIA NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO,
- AUMENTO DAS RECEITAS,
- REDUÇÃO DAS DESPESAS,
- CAPTAR CLIENTES,
- FIDELIZAR CLIENTES,
- BUSCAR A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA – LUCRO,
- DESENVOLVER CONDIÇÕES PARA QUE OCORRA MOMENTOS DE FELICIDADE DOS PROFISSIONAIS.
Ao longo do tempo criei e aperfeiçoar um quadro que utilizo para trabalhar essas variáveis a partir da definição mais utilizada na Teoria Geral da Administração ligada a área da saúde, direcionadas ao Atendimento com Excelência. Veja a seguir o quadro.
Seja o primeiro a comentar!