Consultoria
Importância
Nos diferentes livros especializados sobre consultoria assessoria, quando buscamos definir o termo, alguns pontos são comuns, os quais gostaríamos de destacar, para que as instituições possam utilizar, mais uma ferramenta potente de trabalho, que contribuirá para a perpetuação da instituição na comunidade.
Consultoria, assessoria representa dar consulta, conselho, opinião, explicação, gerar idéias, pesquisar, avaliar, facilitar, oferecer treinamento.
Aprecio a definição de Parreira de consultoria: “o ato de um cliente fornecer, dar e solicitar, pedirpareceres, opiniões, estudos, a um especialista contratado para que este auxílio apóie, orienteo trabalho administrativo”.
Entre os resultados esperados, destacam-se:
- Ajudar os dirigentes, chefias, líderes… a verem a sua situação a fundo, realisticamente;
- Contribuir com soluções alternativas para os problemas existentes;
- Sugerir a utilização de recursos apropriados;
- Liberar energia do cliente para que este utilize o seu potencial e
- Promover conhecimentos e habilidades especializados no processo de mudanças da instituição.
Modelo proposto para o desenvolvimento global do trabalho
Visando a implantação de um planejamento estratégico com planos de ação específicos, partiremos de observações de dados existentes, relacionados com o paradigma que represente a grandeza de um Hospital vencedor na visão financeira e qualidade técnica, para a definição de políticas, acompanhamento e análise de resultados.
Onde estamos?
Para onde vamos?
Como vamos? – PLANO DE AÇÃO.
Seu desenvolvimento, será feito de forma integrada entre o Hospital e a consultoria, poderá ser executado de duas maneiras:
- Plano de ação integral.
O plano de trabalho numa visão integral deverá preencher as dez etapas a seguir.
1.1. Contrato de trabalho – Criar um clima de trabalho aberto e colaborativo, buscando obter um alto nível de responsabilidade, disciplina e entusiasmo.
1.2. Nivelamento conceitual – Trabalhar as crenças e comportamentos básicos que irão nortear o conhecimento do trabalho que será realizado.
1.3. Diagnóstico – Levantar a situação do empresa a partir do modelo referencial básico.
1.4. Apresentar o diagnóstico – Apresentar o diagnóstico com um Plano de Ação sugestão.
1.5. Elaborar o Plano de Ação – A partir do trabalho da consultoria e o hospital elaborarem o Plano de Ação final. Estabelecer a Missão, Estratégias, Princípios, Objetivos, Metas e Indicadores de Avaliação.
1.6. Construção das competências – Elaborar, respeitando a atual cultura, o modelo gerencial e os aspectos políticos, de uma estrutura básica para colocar em funcionamento o Plano de Ação. Importante: Muito trabalho em equipes Multifuncionais (interno externo e ambos).
1.7. Implantação – Executar o Plano de Ação.
1.8. Remover as Barreiras – Através de diferentes mecanismos – treinamento, equipes pilotos, foros de debates, apoio da direção, incentivos, avaliação dos resultados, redefinições… remover os conflitos naturais da implantação do presente processo.
1.9. Avaliação – Revitalização permanente – melhoria continuada – do processo.
1.10. Replanejamento – Estabelecer os possíveis caminhos para os casos emergenciais e suas respectivas formas de trabalho.
- Plano de Ação Parcial
É a contração das cinco primeiras etapas do Plano de Ação Integral.
Programas de consultoria
Veja a seguir os principais programas de consultoria que estamos aptos de realizar nas suas empresas. Programas altamente testados com fantásticos resultados nas perspectivas de processos, recursos financeiros, aprendizagem e crescimento.
Implantação do Planejamento Estratégico;
O Hospital Orientado para a Estratégia.
Captação de Recursos junto à Comunidade;
Programa Ouvindo a Voz dos
- Pacientes;
- Comunidade;
- Médicos;
- Convênios;
Levantamento do Clima Organizacional;
Diagnóstico Geral;
Diagnóstico Específico das Áreas
- Medicamentos, Materiais e Equipamentos;
- Recepção, Internação, Faturamento…;
- Serviço de Compras;
- Serviços de Vendas.
Diagnóstico do Conhecimento na Gestão Hospitalar
- Nível Diretivo;
- Nível Gerencial;
- Nível Operacional
Programa de Redução das Despesas e Aumento das Receitas.
Qualidade no Atendimento – Atendimento Nota 10.
Implantação do Sistema de Informação Gerenciais na área de vendas e compras na Visão do Balanced Scorecard.
Que bom ver você por aqui! Para dúvidas, informações ou outra situação me mande uma mensagem!