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Atender com Excelência Ornélio Dias de Moraes

Consultórios, Clínicas Médicas e Hospitais: O que Esperar e Cobrar dos Profissionais quando do Atendimento com Excelência.

Sempre gostei de relacionar a melhor definição de Administração com o trabalho que estou realizando. Duas situações chamam a atenção. Uma é a relação com os objetivos que devem ser alcançados e a outra é trabalhá-los com as funções de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Quais então são os objetivos que devemos buscar no Atendimento com Excelência.

Quando procuramos no logo do tempo e espaço a melhor definição da Administração é bem provável que iremos escolher: “Administração é o processo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar o uso dos recursos a fim de alcançar os objetivos.

  • Planejamento é a primeira das funções administrativas e que determina antecipadamente quais são os objetivos, os resultados a serem alcançados e como alcança-los.
  • Organização é a função que vem depois do planejamento e que determina e agrupa as atividades necessárias ao alcance dos objetivos e as atribuem as respectivas posições e pessoas.
  • Organização é a função administrativa que orienta e guia o comportamento das pessoas na direção dos objetivos, dos resultados a serem alcançados.
  • Controle, a quarta função administrativa, serve para assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos.

A partir dessa definição se quisermos aplicar os resultados desejados quando do Atendimento com Excelência na parte da definição da Administração que fala do Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar podemos escolher os seguintes variáveis para identificar os objetivos desejados.

  • MELHORIA NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO,
  • AUMENTO DAS RECEITAS,
  • REDUÇÃO DAS DESPESAS,
  • CAPTAR CLIENTES,
  • FIDELIZAR CLIENTES,
  • BUSCAR A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA – LUCRO,
  • DESENVOLVER CONDIÇÕES PARA QUE OCORRA MOMENTOS DE FELICIDADE DOS PROFISSIONAIS.

Ao longo do tempo criei e aperfeiçoar um quadro que utilizo para trabalhar essas variáveis a partir da definição mais utilizada na Teoria Geral da Administração ligada a área da saúde, direcionadas ao Atendimento com Excelência. Veja a seguir o quadro.

Anexo 1

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Ornélio Dias de Moraes Administrador de Empresas. Professor e Consultor na Área da Saúde. Especialização em Administração Hospitalar, Materiais, Compras, Vendas e Marketing.

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